sábado, 19 de maio de 2012

Ponte ILHÉUS x PONTAL




Bem o Governo do Estado da Bahia garantiu que cumprirá a promessa do governador Jaques Wagner ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, da construção da nova ponte ligando o centro da cidade aos bairros da zona sul. Mas quando irá sair do papel e começar a construção já que a confirmação ocorreu na audiência realizada no 21/02/2012, em Salvador, entre o secretário estadual de Planejamento, Zezéu Ribeiro, e o então secretário de Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, na época Alisson Mendonça, ou esse projeto foi engavetado com a sua saída da secretaria e do atual governo para ser usado em uma futura campanha politica?
Sabemos que foi apresentado documentos apontando o crescimento dos bairros da zona sul nos últimos anos e o grande fluxo de veículos que utilizam a única via de acesso a esses bairros a ponte Lomanto Junior “ Ponte Ilhéus x Pontal “. E sempre vem passando por reformas com uma tentativa de desviar a atenção da população.
Todos nos estamos querendo saber, quando ira começar a construção dessa tão esperada ponte e em quanto tempo estará concluída, mas também estamos com aquela pulga atrás da orelha, vai sair em tempo ou ira ter o mesmo rumo do elefante branca do nosso estado o metro de SALVADOR?
Se bem que o Sr. Zezéu Ribeiro afirmou que a construção da nova ponte é compromisso do governador Jaques Wagner e que será executada ainda na sua gestão... será? 
O secretário afirmou que novos estudos estão sendo realizados no local, mesmo com o projeto ja definido, e que já está sendo adotadas as medidas com a finalidade de captar recursos para a construção da ponte.
Bem como a duplicação da BR 415... bem, como a nova ponte Ilhéus-Pontal, que foi anunciada pelo governador para iniciar em 2012, já teve sua data de início corrigida, durante anuncio feito pelo governador no Festival do Chocolate de Ilhéus. 
Só temos a uma justificativa do governador para a demora da ponte, reafirmando o que disse Lula em sua visita a Ilhéus durante a campanha de Dilma, a falta de um projeto. Nós comungamos com essa crítica e temos registrado, que Ilhéus precisa de um planejamento estratégico de médio e longo prazo, e nisto se inclui projetos mais globais e menos pontuais, pensando no futuro atrasado que estamos.
Vejamos o que vai acontecer com a nova ponte, caso a sua localização seja a ligação entre o Cristo Redentor de Ilhéus e a praia ao lado do Morro de Pernambuco: Ela não vai ser inciada de forma alguma antes do atual mandato municipal terminar, e sabe por que? Porque o projeto Orla está parado, e o IBAMA não vai licenciar. 
Esse é um raciocínio lógico, que dispensa vidência, A nova ponte está relacionada com o projeto Orla, sobretudo, aos estudos ambientais necessários para incorporar a grande área de aterro da avenida Soares Lopes à estrutura urbanística da cidade. Sem isso o projeto de nova ponte vai esbarrar no IBAMA, e em nossa falta de planejamento e projetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário